Gaydon, Reino Unido – A Aston Martin finalmente revelou a versão de produção do aguardado Valkyrie LM, uma edição ultra-exclusiva destinada a um seleto grupo de apenas 10 clientes que desejam experimentar a emoção de Le Mans fora das pistas oficiais de competição. No entanto, as primeiras impressões e dados divulgados geraram um certo debate e, em alguns círculos, até uma leve decepção, levantando questões sobre o que realmente o Valkyrie LM representa em termos de performance.
O Valkyrie LM, derivado diretamente do modelo que competirá nas 24 Horas de Le Mans, promete uma experiência de pista inigualável, com a Aston Martin afirmando que o carro será “ainda mais rápido” que sua contraparte de corrida em algumas condições. Equipado com o mesmo motor V12 de 6.5 litros aspirado, o Valkyrie LM possui um peso-pluma de menos de 1030 kg, uma receita que, em teoria, garantiria um desempenho avassalador.
Contudo, as especificações divulgadas apontam para uma potência de 697 cv no motor V12, um valor notável para um carro de rua, mas que para alguns entusiastas não parece tão estrondoso quando comparado com a potência de outros hipercarros recentes ou até mesmo com o potencial máximo que o motor V12 do Valkyrie é capaz de atingir (até 11.000 rpm no modelo de estrada, mas limitado por regulamentos no LMH de corrida). A velocidade máxima anunciada de 338 km/h, embora altíssima, também levantou questionamentos, com alguns esperando um número ainda maior para um veículo com a aerodinâmica e proposta do Valkyrie.
A Aston Martin enfatiza que o foco do Valkyrie LM não é apenas a velocidade máxima, mas sim a experiência de condução em pista, com a aerodinâmica gerando impressionantes 1.500 kg de downforce a 300 km/h – mais do que o próprio peso do carro. Além disso, a compra do veículo incluirá uma equipe de engenheiros da Aston Martin para afinar o carro e oferecer suporte durante os “track days” exclusivos em circuitos de Fórmula 1, indicando que a personalização e otimização para cada proprietário serão cruciais para extrair o máximo do Valkyrie LM.
Apesar da euforia em torno do lançamento e da exclusividade do Valkyrie LM, a comunidade automobilística aguarda os primeiros testes independentes para comprovar se o desempenho no mundo real estará à altura das expectativas monumentais criadas em torno deste hipercarro. A promessa de uma “experiência definitiva de pista” e a conexão direta com o carro de Le Mans são inegáveis, mas a performance em números frios parece ter deixado alguns com um leve gostinho de “poderia ser mais”. As primeiras entregas estão previstas para 2026, e só então a Aston Martin poderá provar o verdadeiro potencial de sua mais recente criação.